sábado, 4 de julho de 2009

Hm.

Pra mim, a diferença entre uma pessoa burra e uma inteligente é simples. O indivíduo burro é preguiçoso, não é curioso. Prefere pedir ajuda ao invés de buscar o conhecimento para conseguir fazê-lo sem ajuda. Já o inteligente, é curioso, busca o conhecimento e aprende com seus erros.


Há muitos “pseudoconhecedores”. Todo mundo, independente da classe social possui um sobrinho ou amigo que “sabe tudo de computador”. Ouvi isso de um faxineiro que limpava a sala em que eu trabalhava antigamente. O engraçado que ele me contou uma história de que o tal sobrinha fez alguma $#@# no computador e eles tiveram que chamar o técnico... Sabe tudo o malandro!


Só os leigos que permitem que seus computadores sejam mexidos e revirados por terceiros, e o pior, ainda pagam para isso. O HD (HardDisk para quem não sabe, ou Disco Rígido em Português, é o componente do computador em que ficam armazenados os dados), para mim não é um componente do meu computador. Ele é minha memória, meu acervo de informações. Contém desde meu lazer (música, jogos, etc..) até meu estudo e trabalho. Como eu poderia deixar isso nas mãos de um estranho?


A situação que me revoltou foi a seguinte: um fulaninho, que é meu amigo veio me pedir ajuda, pois o jogo dele estava “ruim demais” no supercomputador que seu pai havia acabado de comprar. Quando ele me disse que tal computador havia 3 Gb de RAM, como se fosse um supercomputador, já foi o suficiente pra mim. Desde quando memória RAM demonstra capacidade de alto desempenho para jogos? O indivíduo não sabia qual era o processador. No final das contas, o pai dele havia comprado um Pentium Dual Core, sei lá qual modelo, da POSITIVO. Pra começar, 3 Gb de RAM não faz nem Dual Channel. Além de ser um processador medíocre para os padrões atuais, o CACHE dele é dividido pelos dois núcleos. Possui um ótimo desempenho para low-end e um desempenho satisfatório para high-end, mas não para jogos, poxa! E as especificações de vídeo, nas quais são importantíssimas para jogos, foram ignoradas.


Eu sabia que tal computador, mesmo não sendo poderoso, seria suficientemente bom para o jogo que ele queria. Então sugeri a ele fazer algumas coisas, como atualizar o drive de vídeo, colocar o máximo de memória compartilhada no vídeo, ativar os recursos de aceleração do Direct X, configurar o próprio jogo... Conversa vai, conversa vêm, eu não conseguia fazer que o rapaz me entendesse. Mesmo sendo extremamente didático e passo a passo... Pacientemente sugeri ao jovem que ele instalasse o Logmein, que é um software para acesso remoto extremamente seguro, que utiliza criptografia de 256 bits. Ele disse que seu pai ficaria “bolado”. Foi aí que eu me indignei e simplesmente sumi.


Há medo do desconhecido, e preguiça de conhecê-lo. Tanto o rapazinho, filho do faxineiro quanto esse meu amigo têm uma coisa em comum que não sei ao certo o que é. Mas eu desaprovo... E qualquer dúvida, por favor, o Google está lá! Obviamente isso não é motivo para não pedir uma opinião, dica, sugestão... Mas há acervo de conhecimento PARA AQUELES QUE QUEREM CONHECER.

Marcadores: , , ,

2 Comentários:

Blogger Cíntia - @horas_vagas disse...

Para ouvir um conselho confiam, para efetivamente receber ajudam ficam com medo.... vai entender.

De médico e de louco todo mundo tem um pouco. De técnico tbm
iajiajauhaua

4 de julho de 2009 às 02:20  
Blogger Natz disse...

Tipo... Nem posso comentar... Soh entendi 80% do texto técnico :X Mas pelo menos sei usar o google...

Eh isso maninho! Essa é a chave! Eh soh ensinar ele a usar o google! :O

Vou reletir profundamente sobre o mundo...
O mundo é formado por inteligentes ( q sempre buscam aprender mais), intelijumentos (que acham q sabem, mas perguntam aos outros) e os jumentos ( q nem sabem e nem perguntam aos outros) :D Fim

6 de julho de 2009 às 22:11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<<Página inicial